A exposição Hitchcock no MIS – Bastidores do Suspense, entrou em cartaz no dia 13/07 e fica disponível até o dia 21/10 no MIS – Museu da Imagem e do Som.
Com uma proposta de levar o visitante a uma viagem cinematográfica, cenários inspirados em filmes de suspense e detalhes sobre a vida, curiosidades e trajetória no audiovisual de Alfred Hitchcock (1899-1980) conduzem um labirinto “por trás das câmeras”.
São 20 ambientes que expõem fotos, pôsteres de filmes, manuscritos, livros, figurinos, entre outros objetos – contendo itens originais cedidos pela única filha de Hitchcock, Patrícia Hitchcock, e por sua neta, Tere O’Connell –, além de espaços destinados a interação com o público e o bônus de um jogo de “escape room” com duração de 8 minutos já chegando ao final da exposição.
E, para quem adora levar uma lembrancinha para casa, logo no hall do museu o visitante pode tirar uma foto que é impressa na hora nada mais nada menos do que no “banheiro” do longa Psicose (1960). Uma réplica do ambiente também está disponível ao lado de fora para brincadeiras e fotos, inspiradas no filme. 😉
Continuando…
Dividido em dois andares, os cenários em Hitchcock no MIS – Bastidores do Suspense são inspirados em 17 dos 53 longas produzidos por Alfred, como Mulher Oculta (1938), O Corpo que Cai (1958), Intriga Internacional (1959) e Pássaros (1963). Músicas de suspense compõem os locais dando aquele ‘arzinho’ de tensão.
Assim como no ambiente abaixo, outros espaços permitem que o público interaja e faça fotos criativas. Um ótimo jeito de sentir o próprio Alfred Hitchcock ou uma de suas personagens.
Já chegando ao final da exposição Hitchcock no MIS, talvez um dos maiores ambientes que se pode perceber, é a casa dos Bates (de Psicose) – lembra do “escape room” mencionado lá no início? Pois, então… O ambiente é inspirado no quarto de Norman Bates e o visitante precisa descobrir como sair de lá antes que ele chegue! (Dá um friozinho na barriga só de pensar, né? 😱).
Após escapar desse momento de aflição, ou mesmo se você pular essa parte (risos), o que se encontra em seguida são os andares superior e térreo de Bates Motel em uma réplica fiel. Na fachada abaixo também é possível achar “Hitchcock” no cantinho superior esquerdo integrando o cenário.
Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a mostra é um projeto entre o curador André Sturm (ex-diretor do MIS), secretário municipal de Cultura de São Paulo, e Atelier Marko Brajovic – também responsáveis pelo projeto arquitetônico das mostras de David Bowie, François Truffaut e Renato Russo.
O passeio dura em média de 1h30 a 2h e você pode conferir mais fotos em nossa página do Facebook, clicando aqui.
Hitchock no MIS – Bastidores do Suspense
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa
De 13 de julho a 21 de outubro de 2018
Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 9h às 18h (domingo e feriados)
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)
Às terças, a entrada é gratuita.
Onde comprar: na bilheteria do MIS (abre 30 minutos antes da visitação) e no site da Ingresso Rápido.
Telefone: (11) 2117-4777
Quer receber as nossas dicas?
Bora colocar os dados aqui embaixo. 😉