Campanópolis: conheça a aldeia medieval próxima a Buenos Aires

Campanópolis é o destino ideal, caso você esteja em busca de uma experiência que te transporte para a Idade Média em pleno século XXI! Localizada a cerca de 30 km de Buenos Aires, a encantadora aldeia medieval feita de materiais reciclados oferece uma viagem no tempo, repleta de curiosidades, artefatos, história e beleza arquitetônica.

Leia também: Primeira vez na Argentina? Confira essas 7 dicas

Origem e história 

O nome da vila é inspirado em seu fundador, Antonio Campana, um empresário filho de imigrantes italianos que recebeu um diagnóstico de câncer terminal na idade adulta. Sua estimativa de vida era de apenas 5 anos, mas com a notícia que o fez dedicar seus próximos dias à construção de Campanópolis rendeu-lhe mais de 30 anos. 

Entrada do bosque encantado | Foto: Lais Rodrigues (GPS Ligado)

Fundada no final da década de 1970, a aldeia medieval respira criatividade e autenticidade, possuindo castelos, casarões, becos e até um bosque no estilo conto de fadas com 12 casinhas, além de 4 museus, dedicados ao Ferro, ao Vidro, à Madeira e à história de Don Antonio. Neste último, por exemplo, é possível ver objetos pessoais, fotos e desenhos originais das construções, feitos por Campana. 

Desenho de Antonio Campana | Imagem reprodução

No mais, as edificações foram feitas de maneira inusitada. Por isso, ao visitar Campanópolis, é comum ver escadas que não chegam a lugar algum, pontes impossíveis de atravessar e portas que dão “de cara” com paredes – o que torna a experiência ainda mais divertida.  

Curiosidades 

São tantas coisas para compartilhar, entretanto, vamos listar algumas delas: 

  1. A estreia de Game of Thrones na América Latina aconteceu em Campanólis, já que o local costuma ser alugado para gravações, ensaios fotográficos, festas etc; 
  2. As construções foram erguidas com materiais reciclados, contendo alças de caixão, relógio antigo, estátuas que pertenceram ao governo argentino, diversos materiais ferroviários, além de pedras e madeiras chegados de outros países, entre outros; 
  3. Apesar do tamanho, Campanópolis nunca foi, de fato, habitada. E, após a morte de Campana, seus filhos permitiram o acesso ao público, fazendo da aldeia um destino turístico com visitantes vindos de diferentes regiões e países. 

Leia também: Como transferir dinheiro para a Argentina: NOMAD e WESTERN UNION

Torres na Villa Nueva de Campanópolis | Foto: Lais Rodrigues (GPS Ligado)

Como visitar Campanópolis

Antes de tudo, saiba que só é possível visitar a aldeia medieval comprando o ingresso antecipadamente.

Após a recepção, guias turísticos encaminharão os visitantes ao auditório para contar a história do local, explicar algumas regras e como funcionará a visita em grupo. Dito isso, o passeio guiado dura cerca de 1h30 e, na sequência, as pessoas ficam livres para andar por Campanópolis individualmente. 

Como não existe um transporte público até a aldeia, a forma mais conveniente é por meio de transporte privado. Por isso, opte por aplicativo ou aluguel de carros. Além disso, algumas empresas de turismo oferecem excursões, proporcionando uma maneira fácil e confortável de explorar a região – nós, por exemplo, escolhemos ir com a Guia Receptivo e pagamos em reais, enquanto ainda estávamos no Brasil. 

Por fim, uma informação importante sobre alimentação é que o local dispõe de uma pequena lanchonete com alguns salgados, doces e cafés de máquina. 

Praça cata-vento | Foto: Lais Rodrigues (GPS Ligado)

Informações adicionais 

Endereço: Campanópolis, Ruta Provincial 16, km 41,5, City Bell, Buenos Aires, Argentina 

Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h30 às 17h, e sábado, das 8h às 13h

Valores: R$ 170,00 por pessoa, com direito a transporte e ingresso na Guia Receptivo  

4.000,00 pesos argentinos por ingresso individual no site oficial da aldeia

Entrada de Campanópolis | Foto: Lais Rodrigues (GPS Ligado)